Introdução: A educação superior no Brasil pode ser concebida como uma forte aliada para o desenvolvimento científico, tecnológico e consequentemente, social do país porque a partir dela se criam as possibilidades e condições de crescimento de uma nação (Costa, 2013). A iniciação científica (IC) foi criada em 1951, juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado diretamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A criação do CNPq ocorreu na mesma época do início do financiamento da atividade de IC, mediante liberação de bolsas anuais de fomento à pesquisa na graduação (Azevedo, 2020). Neste contexto, um caminho reconhecido no meio acadêmico que vem ao longo do tempo se destacando é a pesquisa científica. Incentivar a investigação científica está prevista na política pública para a educação no Brasil como mecanismo de desenvolver o entendimento do homem e do meio em que ele vive. O que é observado a partir das pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), via IC (Izabel, 2021). Portanto, para desenvolver estratégias e ações que possam melhorar os programas de IC, é essencial entender o que leva os pesquisadores em instituições educacionais a se envolverem em pesquisas científicas com a participação dos alunos. As políticas de ciência e tecnologia desempenham um papel essencial na promoção de interações entre vários agentes, aumentando a eficiência das instituições públicas de pesquisa e fornecendo aos pesquisadores autonomia para definir suas agendas de pesquisa (Ekboir, 2002). Objetivo: Relatar a experiência acadêmica de estudantes do curso de Nutrição durante sua participação nas atividades do Projeto de Iniciação Científica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, que visa apresentar as vivências acadêmicas de estudantes do curso de Nutrição durante sua participação nas atividades do Projeto de Iniciação Científica intitulado como “Nutrição na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis”. As informações foram obtidas a partir da observação direta das atividades realizadas, reuniões com orientadora e registros produzidos ao longo do desenvolvimento do projeto. As experiências relatadas referem-se ao período de 2025.1, durante os meses de março, abril e maio, e envolvem práticas relacionadas à elaboração de revisão de literatura, análise de dados e desenvolvimento de capítulo de livro. Resultados parciais e Discussão: A vivência na Iniciação Científica (IC) revelou-se uma experiência formativa significativa, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal. Os discentes participantes relataram que a atividade contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, para a apropriação da linguagem científica e para uma compreensão mais ampla do papel social da ciência (Azevedo, 2020; Costa; Almeida, 2020). Essa trajetória favoreceu a ressignificação de saberes prévios e incentivou uma prática docente mais fundamentada e reflexiva, alinhada aos princípios de uma educação transformadora (Barros; Silva, 2019). Outro aspecto amplamente destacado foi o fortalecimento da autonomia intelectual, da curiosidade investigativa e da capacidade de articular teoria e prática em contextos interdisciplinares. Nesse cenário, o protagonismo do estudante na construção do conhecimento foi evidenciado, especialmente quando a pesquisa é compreendida como eixo estruturante da formação profissional (Fernandes, 2024). Os encontros quinzenais realizados para debate de artigos científicos e troca de conhecimentos desempenharam papel fundamental nesse processo. Essas reuniões proporcionaram um espaço colaborativo para reflexão crítica, aprendizado contínuo e aprimoramento da capacidade analítica dos participantes, fortalecendo o ambiente de pesquisa e incentivando a construção coletiva do saber. Como parte dessa experiência, foi desenvolvido o trabalho intitulado "A importância da terapia nutricional no controle e qualidade de vida em portadores de fibromialgia – uma revisão de literatura". A pesquisa evidenciou que intervenções nutricionais específicas podem contribuir para a melhora dos sintomas em condições crônicas como a fibromialgia, trazendo alívio à dor, redução de processos inflamatórios, melhora na fadiga e na qualidade de vida. Esses achados reforçam a importância da nutrição como parte de uma abordagem integrativa no cuidado de pacientes com doenças crônicas. O trabalho recebeu menção honrosa e conquistou o 3º lugar em premiação em evento científico da Unifametro, demonstrando o reconhecimento da qualidade da produção acadêmica realizada. Atualmente, os participantes iniciaram a elaboração de um capítulo de livro a respeito de probióticos e transtornos psicológicos fazendo a correlação do eixo intestino-cérebro, o que reforça o caráter contínuo da formação e o compromisso com a disseminação científica. Considerações finais: A participação em projetos de iniciação científica na área de nutrição voltados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis contribui de forma significativa para a formação acadêmica dos discentes, estimulando o pensamento crítico, a responsabilidade e o aprofundamento em estratégias nutricionais. Esse processo amplia a compreensão do papel da alimentação na promoção da saúde e prepara o aluno para os desafios da prática profissional.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.